por Deus nosso Pai tal como somos.
pelo nosso nome a uma vida plena de alegria e santidade.
aos homens do nosso tempo como testemunhas da salvação em Jesus Cristo!
no fogo, força e poder do Espírito Santo para O servir!
Prémio Consagração 2010 atribuído ao Pe Jerónimo Rocha Monteiro
O vencedor do Prémio Consagração 2010 é o Pe Jerónimo Rocha Monteiro, sacerdote salesiano, autor de numerosos cânticos que tocaram o coração de muitas gerações.
Autor de uma variada discografia, lembramos particulamente, os trabalhos mais recentes: Nova Criação e Felizes sereis que incluem temas bem conhecidos como Divino Espírito, Jesus virá, Meu Pão Sagrado, Abba Deus é Amor e Jesus é Vida.
O Prémio Consagração é atribuído para reconhecer a riqueza de um percurso de vida musical ao serviço da evangelização. O Pe Jerónimo Rocha partilha, cantando, toda a riqueza da sua experiência de relação com Deus e motivou outros a prosseguir este caminho de evangelização.
Prémio Revelação 2010 atribuído a XADAI
O Prémio Revelação é atribuído com o intuito de destacar a qualidade de um novo artista ou grupo promissor.
O vencedor do Prémio Revelação 2010 é a banda XADAI. Trata-se de uma banda portuguesa, originária da localidade de Febres, constituída em 2009 com o objectivo de animar o 1º encontro nacional dos Cursos Alpha, realizado no dia 9 de Maio de 2009, que reuniu cerca de 1000 pessoas. O sucesso foi tal que o grupo decidiu dar continuidade ao projecto e fazer a sua apresentação oficial no dia 30 de Janeiro de 2010, em Cantanhede, obtendo excelente acolhimento do público. Seguiu-se, a 5 de Setembro de 2010, o concerto de Febres, onde cerca de 2500 pessoas puderam assistir ao vivo ao concerto do grupo.
O último concerto dos Xadai realizou-se a 20 Novembro de 2010, em Tábua, por ocasião do Festival Diocesano da Canção Jovem, onde entusiasmaram centenas de jovens com as suas músicas e com o seu testemunho.O nome que escolheram, XADAI, significa "O Todo Poderoso" e o grupo quer evangelizar através da música. A banda é constituída por 12 elementos: Alain Carvalho (Baixo), António Gaspar (Coro), Berito Gabriel (Bateria), Cláudia Maçãs (coro), David (Guitarra), Hugo Gaspar (Guitarra), Isabel Gaspar (Coro), Marcela Dinis (coro), Miguel Carvalho (Voz), Sandra Reis (Voz), Saúl Caetano (Teclas), Sofia Vinhas (Coro), apoiada por uma equipa técnica com três elementos: João Inocêncio (Projecção), Rui Marques (Projecção) e Rui Heleno (Fotografia). A banda proporciona um concerto muito rico e completo, colocando, com muita sensibilidade, a qualidade vocal e instrumental dos seus elementos e os recursos técnicos audivisuais ao serviço da mensagem que querem transmitir, e o seu testemunho toca e emociona a maioria dos assistentes.
Prémio Música Litúrgica 2010 atribuído a AVE, MUNDI GLORIA
Este Prémio é atribuído com o intuito de destacar a qualidade de um novo trabalho de música litúrgica.
O vencedor do Prémio Música Litúrgica 2010 é o Pe António Cartageno, natural de S. Mamede de Ribatua (Alijó) e presbítero da Diocese de Beja. Entre Outubro de 1987 e Junho de 1994 estudou no Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma, onde fez os mestrados em Canto Gregoriano e em Composição Sacra.
Tem dedicado grande parte da sua vida ao ensino da Música, nomeadamente na Escola Mário Beirão, na antiga Escola do Magistério Primário e depois na Escola Superior de Educação de Beja.
Autor de numerosas composições litúrgicas, conhecidas e cantadas por todo o país, é colaborador habitual nos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica de Fátima, na “Nova Revista de Música Sacra “ de Braga e nas publicações musicais do Secretariado Nacional de Liturgia.
Da sua produção musical destaca‐se a Cantata “Nª Sª da Conceição, Padroeira de Portugal” (1996), para solistas, Coro e Orquestra, para comemorar os 350 da proclamação de Nª Sª da Conceição como Rainha de Portugal, pelo Rei D. João IV, e apresentada em Vila Viçosa, Beja, Évora e Faro,;a Cantata “Santo Agostinho, o cantor da sede de Deus”, (2004), para solista, Coro e Orquestra, solicitada pela Diocese de Leiria para comemorar os 1650 anos do nascimento do seu santo Padroeiro e já presentada 12 vezes em várias cidades do Centro e do Sul de Portugal e a Oratória “Fátima. Sinal de esperança para a humanidade” (2007), para solistas, grande Coro e Orquestra, para assinalar os 90 anos das Aparições de Fátima e a inauguração da Igreja da SS.ma Trindade, já apresentada 9 vezes. É Director do Secretariado Diocesano de Liturgia de Beja e membro do Serviço Nacional de Música Sacra.
O CD Ave, Mundi Gloria recolhe uma série de cânticos marianos do reconhecido maestro, pensada especialmente para a vinda do Papa Bento XVI a Portugal. Inclui o Hino Oficial da visita de Bento XVI a Portugal, intitulado Bem-vindo, Santo Padre, adoptado pela Conferência dos Bispos de Portugal. Inclui também o Hino Pontifício, com a particularidade de ser introduzido pelo tradicional "Tu és Petrus" ao estilo gregoriano.
Prémio Evangelização 2010 atribuído à Banda Missio
O público atribuiu, por votação pública online no Portal Cristo Jovem, o prémio Evangelização à Banda Missio!
A Banda MISSIO formou-se em Abril 2009 para actuar num encontro do movimento JAMIC (Jovens Amigos Missionários Combonianos) que se realizou na Maia, em fins de Maio de 2009. No entanto o seu verdadeiro baptismo de fogo foi em Julho de 2009 em Fátima, no auditório Paulo VI numa actuação integrada na peregrinação da família comboniana a Fátima perante o auditório completamente cheio.
A Banda MISSIO começou sob o impulso do P. Leonel Claro, que também integra a banda, como um projecto do Centro Vocacional Juvenil (CVJ) dos Missionários Combonianos. O objectivo é aproveitar as possibilidades musicais e o gosto pela música para a animação, formação e evangelização, sobretudo no mundo jovem, mas também junto de adultos, comunidades cristãs e paróquias. Além disso, as músicas convidam a responder à vocação e de maneira especial à MISSÃO. Daí o convite permanente a partir, arriscar, deixar-se encontrar por Cristo, ir ao encontro dos outros, a servir...
A banda é composta por 5 elementos: Alberto Valente (Bateria), Adriano (Teclas), Leonel Azevedo (Baixo e Voz), Leonel Claro (Guitarra e Voz) e Ana Baptista (Voz). Participaram no Festival Jota 2010, em Paredes de Coura, onde ganharam o Prémio Revelação e animaram com muito sucesso o Dia Diocesano da Juventude na Guarda.
Prémio Canção 2010, Prémio Álbum 2010 e Prémio Artista/Grupo 2010 atribuídos a Laetare
Os Laetare nasceram em 2006 de um grupo de jovens da Diocese de Lisboa que se reuniu para participar no Festival da Canção Cristã, que tiveram a felicidade de ganhar em 2007.
Os elementos permanentes do grupo são dois, a Clara Raimundo na voz e o Pedro Marques na guitarra.
A música que compõem é intimista e inspirada no imaginário tradicional português. As letras são de inspiração Cristã e o seu objectivo é espalhar a alegria pelos corações de quem os escuta. Após três anos a participar em festivais e a dar pequenos concertos pelo país, editaram em 2010 o seu primeiro álbum "Ao Teu Sopro" com a participação de quatro músicos convidados, sob a direção do produtor David Neutel.